Por: JCS
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entendeu que deve cancelar o carnaval da cidade que estava previsto para ser realizado em julho/2021. Não será realizado o carnaval deste ano por causa do agravamento da pandemia da covid-19.
A data inicial do carnaval seria na segunda semana de fevereiro, adiaram para julho pensando que até lá a pandemia daria trégua, contudo, como a pandemia está se alastrando de forma desordenada, o prefeito achou mais justo o cancelamento, mesmo assim ele lamenta a decisão, mas seu interesse é de proteger a vida das pessoas.
“Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021”, afirmou.
Paes usou as redes sociais para se manifestar. Disse que “não faz sentido imaginar” a festa do carnaval carioca em julho considerando a gravidade do contexto da pandemia.
“Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho”.
Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021. pic.twitter.com/4ArUlU5MNq
— Eduardo Paes (@eduardopaes_) January 21, 2021
Editais para os profissionais do ramo
Eduardo Paes informou que a Riotur (órgão que cuida do turismo no Rio) e a Secretaria de Cultura da cidade estão buscando juntos a criação de alternativas de geração de renda para os profissionais que trabalham com o carnaval.
“Já determinei que a Riotur e a Secretaria Municipal de Cultura trabalhem na preparação de editais a fim de permitir que os fazedores dessa grande festa e celebração cultural tenham alguma forma de sustento ao longo de 2021”, postou o prefeito.
Já determinei que a Riotur e a secretaria municipal de cultura trabalhem na preparação de editais a fim de permitir que os fazedores dessa grande festa e celebração cultural tenham alguma forma de sustento ao longo de 2021. pic.twitter.com/y2d7vTJM3E
— Eduardo Paes (@eduardopaes_) January 21, 2021
Com informações: UOL