Por: JCS
Em 18 de julho, Nelson Mandela, completaria 101 anos, foi ex-presidente da África do Sul e dedicou sua vida à luta contra o apartheid, um regime de “separação racial” que tomou conta da África do Sul por muitos anos no século XX.
Homem simples, extremamente respeitador, deixou exemplos de homem do bem que combate a discriminação.
Dentre seu legado deixado, anexamos 5 frases que demonstram o quanto ele foi brilhante.
1. “Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).
2. “Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).
3. “Nunca considerei nenhum homem superior a mim, nem dentro, nem fora da prisão”. (Carta ao general Du Preez, administrador de prisões, escrita da prisão Robben Island, na Cidade do Cabo. 12 de julho de 1976).
4. “Aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).
5. “A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em nos levantarmos cada vez que caímos”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).
Mesmo permanecendo 27 anos preso, seu pensamento reflexivo foi lapidado resultando nessas frases e muitas outras, demonstrando assim que não há prisão que limite o pensamento.