Por:JCS
Vários vizinhos de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, uniram-se e edificaram um “cãodomínio” para assim dar abrigo aos animais de rua.
Aproximadamente 6 cães vivem na casinha que foi carinhosamente construída pelos moradores. Na verdade, o “cãodomínio” é aberto ao público de cães carentes de casa, ali não falta água e ração, sempre tem em abundância.
A construção fica no bairro Caminho de Búzios, eles pensaram em montar um abrigo onde os animais que circulam pelo local tenham um abrigo para passar a noite e descansar, protegendo-se da chuva e principalmente do frio, podendo também comer.
“Tem alguns [cães] que vêm, comem e vão embora. Outros dormem e, no dia seguinte, já não estão mais aqui”, disse Nil Laino, uma das idealizadoras do projeto.
Eles tiveram a ideia porque Belinha, Lili, Pingo, Pirata e Neguinho sempre recebiam atenção e cuidados de vários moradores.
“Esses são nossos, não são para adoção”, disse.
Afirmou ainda que os vizinhos preocupados com o bem-estar dos animais faziam uma vaquinha habitualmente em dinheiro para comprarem medicamentos, ração e os levarem ao veterinário.
“Mas eles dormiam embaixo das árvores, no frio. Então, alguém falou sobre fazer umas casinha e o grupo todo aprovou”, afirmou Nil.
A própria Nil quem fez a planta inicial do projeto do “cãodomínio”. Logo em seguida, um pedreiro do bairro se interessou pelo projeto e decidiu construir de graça.
Afirmou ainda que houve uma espécie de mutirão, alguns tinham tijolos, cimento, areia e deram de bom grado. O restante do material que faltou, todos novamente colocaram a mão no bolso para comprar. A construção levou aproximadamente duas semanas para ser concluída e, o “cãodomínio” ficou prontinho no finalzinho de agosto.
O carinho deles com os animais é tão bom que, mesmo proporcionando moradia e alimentação, algumas vezes eles têm o privilégio de terem churrasco e bolo de ração.
Uma ideia iluminada
O projeto dos vizinhos de Cabo Frio foi tão inspirador que empolgou muitas pessoas na internet, assim que a aposentada Nil postou as fotos nas redes sociais, as imagens viralizaram grandemente.
“Eu não esperava essa repercussão toda. Fizemos isso por eles. Eu postei o ‘antes’ e ‘depois’ e, de um dia pro outro, viralizou”, disse.
Uma nova consciência
Os moradores conseguiram mudar a vida de vários animaizinhos, e também querem conscientizar as outras pessoas a se preocuparem com os animais.
Bem ao lado do “cãodomínio”, fixaram uma placa com mensagens de incentivo às pessoas para que cuidem melhor de seus animais e, principalmente dos que vivem nas ruas.
– Adote, não compre!
– Maus tratos é crime!
– Não abandone!
– Mais amor, mais respeito pelos animais, pela natureza, crianças e idosos.
Com informações: G1