Na Austrália, uma batalha de vida ou morte é travada contra os incêndios que ameaçam levar tudo em seu caminho. As enormes chamas que atingiram nos últimos meses, longe de serem calmantes, estão aumentando.
Até agora, segunda-feira, (06), as vítimas são contadas em 25 pessoas e milhões de animais mortos. Mas há aqueles que se juntaram a essa batalha para deixar suas vidas para salvar a de outras pessoas: os voluntários.
Os voluntários decidiram se levantar nesta luta junto com bombeiros e funcionários. A instituição de caridade australiana de resgate e reabilitação de vida selvagem, Serviços de Informação, Educação de Resgate e Vida Selvagem ( Wires ), tem colaboradores espontâneos preocupados com o alto número de mortes de animais afetados por esta estação de incêndio sem precedente.
«Não estamos recebendo tantos animais para comparecer. Portanto, nossa preocupação é que eles não estejam basicamente recebendo cuidados, porque não estão mais lá ».
Tracy Burgess, voluntária da Wires na Reuters .
Eles estimam que os danos profundos que esses incêndios devastadores deixarão terão um impacto maior no futuro. O especialista em répteis Neville Burns teme que as populações perdidas da vida selvagem não se recuperem por vários anos.
“Vejo que haverá uma grande destruição na população de répteis da região e isso se aplica a pássaros, mamíferos, tudo. Eu acho que o dano será visto por anos.”
Neville Burns para a Reuters .
As ações de voluntários para resgatar a vida selvagem que está em perigo também vão para contribuições financeiras. O governo australiano tem fundos limitados, portanto as doações também contribuem, bem como iniciativas como Burgess, que cuida dos animais que ela atende em sua própria casa.
Segundo o Daily Mail , as autoridades australianas temem que 30% de uma colônia de coalas na costa nordeste do país, entre 4.500 e 8.400, tenham sido perdidas em incêndios recentes.
Além disso, gambás e cangurus estão sendo levados para os centros de atenção por causa das chamas que afetaram cinco estados neste país oceânico. Enquanto outros animais, como cangurus, gambás, wombats e equidnas, também são prejudicados.
Uma das mortes mais recentes nesta tragédia, cujo foco tem sido New South Wales , foi um bombeiro voluntário que morreu quando o caminhão que ele estava tombando e deixou os outros dois passageiros feridos.
Enquanto isso, no estado de fronteira com Nova Gales do Sul, Victoria , os residentes de Bundoora , Greensborough e Mill Park foram convidados a se refugiar imediatamente devido à falta de tempo para escapar das brasas rápidas. Pelo menos 16 incêndios estão ativos em Victoria e o pior ainda está por vir com uma perigosa mudança de vento.
Com informações: UPSOCL