Por: JCS
Os planos de saúde serão obrigados a cobrir os custos com testes sorológicos para detectar a infecção pelo novo coronavírus, todos os conveniados esperavam por esta resolução. A medida foi editada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), e foi publicada hoje, (29) no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor.
Dessa maneira, os beneficiários de planos de saúde, que apresentem os sintomas de gripe aguda, tosse seca, coriza, dor de garganta e sensação de febre ou foram diagnosticados com SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), têm o direito de fazer os testes sem custos extras, desde que haja um pedido médico.
Este teste sorológico é o que identifica no sangue a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM), daqueles pacientes que se expuseram ao coronavírus durante algum tempo. O teste verifica a resposta do organismo para combater o Sars-CoV-2, este tipo de teste/exame é indicado a partir do oitavo dia da manifestação dos sintomas no paciente.
Desde que começou a pandemia em março, os planos de saúde eram obrigados a cobrir alguns testes para diagnóstico da Covid-19, como é o caso do RT-PCR, exame que localiza material genético do vírus nas amostras de mucosa do nariz e garganta. Juntamente com este novo exame, outros seis já estão inclusos nos exames de Procedimentos Obrigatórios.
Muitas pessoas que apresentam certos sintomas da Covid-19, acabam não procurando um hospital por não terem dinheiro para pagar o exame, esta é uma medida excelente que vai desonerar aquela pessoa que já gasta muito com o plano de saúde.
Conforme os registros do Ministério da Saúde, o Brasil já acumulou 1.344.143 pessoas infectadas e destas, 57.622 morreram vítimas da covid-19.
Com informações: O Globo