Por: JCS
Na tentativa de ter uma vida melhor, menino chegou chorando à praia e foi duramente repreendido por soldados em Ceuta, centenas de migrantes nadam do Marrocos para o território espanhol “irregularmente” e os policiais acabam os devolvendo para a fronteira.
Um adolescente migrante foi filmado chegando à praia de Ceuta (Espanha) nadando com várias garrafas PET amarradas ao seu corpo, na quarta-feira (19), ele saiu de Marrocos e chegou à praia de Ceuta, com objetivo de pular o muro da fronteira e tentar uma vida melhor (confira a agonia de sua chegada no vídeo abaixo)
As imagens mostram o garoto chegando agoniado e chorando à praia de El Taraja, e sendo reprendido pelos soldados, após a interceptação ele chorava decepcionado, e mesmo assim ele tentou correr e escalar o paredão de pedra da fronteira, sendo pego por um soldado, foi então que ele chorava mais ainda.
Ceuta é um pequeno espaço da Espanha que fica no continente africano e é cercado por terras marroquinas à beira do oceano Mediterrâneo. Conforme as estatísticas, dois terços de 8 mil migrantes que conseguiram chegar ao enclave, dos quais as autoridades espanholas dizem incluir crianças sem os pais, de até 7 anos, já foram expulsas e devolvidas ao país de origem, dizem o Ministério do Interior em Madri.
Mesmo expulsos eles querem voltar
A grande maioria destes migrantes que chegam à praia de El Taraja (Ceuta), onde fica o grande muro de fronteira, após serem pegos e devolvidos ao Marrocos, querem voltar a qualquer custo. Uma de suas estratégias para entrar no país espanhol é aproveitar uma densa neblina que toma conta da praia, dificultando a visão dos policiais, assim eles tentam chegar silenciosamente para tentar pular a cerca metálica de 6 metros, antes de serem pegos pelos policiais.
Ficando no extremo norte do Marrocos, de frente a Gibraltar, Ceuta tem aproximadamente 80 mil habitantes, e é um local ideal que atrai vários refugiados que querem chegar à Europa. Tarefa esta que não está sendo nada fácil com a intensificação da patrulha de policiais do Marrocos na praia El Taraja (fronteira entre Marrocos e Ceuta), que procuram interceptar todos os viajantes clandestinos e os devolvem ao país marroquino.
Assista ao vídeo:
Com informações: G1