Por: JCS
Em tempos de pandemia do coronavírus, onde há um inimigo comum e invisível para todos, empresas e nações se unem para ajudar umas às outras na luta contra o vírus. Veja o caso da Airbus que adaptou seu A310 MRTT (transporte de navios com múltiplas funções), com vários leitos para poder transportar pacientes que contraíram o COVID-19.
“Em tempos de maior necessidade, é desnecessário dizer que apoiamos nossos amigos… É por isso que agora estamos trazendo pacientes gravemente doentes da Itália para a Alemanha para tratamento com a nossa unidade de terapia intensiva da Força Aérea Alemã. É um importante sinal de solidariedade. A Europa tem que ficar unida. ” Afirmou Annegret Kramp-Karrenbauer, ministro da Defesa alemã.
No dia 28 de março, a Força Aérea Alemã voou com o Airbus A310 para Bergamo, Itália. Dentro do avião eram transportados seis pacientes em estado grave, que faziam terapia intensiva. Abaixo seguem as imagens:
O avião voltou para a Alemanha, em Colônia. Com seis pacientes italianos que serão tratados em vários hospitais alemães.
Gelebte europäische Solidarität: seit 6.00 Uhr morgens fliegt das @Team_Luftwaffe italienische #Corona-Patienten von #Bergamo nach @koeln_de, die dann in nordrhein-westfälischen Kliniken behandelt werden. ?? #covid19 #gemeinsamgegencorona pic.twitter.com/0LpLng9Qmm
— Staatskanzlei NRW (@landnrw) March 28, 2020
Hier die Bilder und Erklärung, wie der Flug nach Bergamo heute morgen begann und worauf die Crew wie auch das medizinische Fachpersonal achten musste. #COVID19 #FuerEuchGemeinsamStark @SanDstBw @bundeswehrInfo @GermaniaItalia pic.twitter.com/JAOi3xEYsY
— Team_Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) March 28, 2020
O A310 foi totalmente reconfigurado para ser um recurso médico – Uma espécie de Ambulância com Asas.
A Alemanha se envolveu na “onda de solidariedade” e, vários governantes já se dispuseram a ajudar os italianos. Outra nação que também foi ajudada foi a França, que teve pacientes transportados para serem tratados na Alemanha.
O A310 da Luftwaffe é igual aos outros, só que, por dentro mais parece uma UTI repleta de “equipamentos médicos de primeira linha”, é a tecnologia de ponta à serviço da VIDA.
Para se ter uma ideia, dentro do avião existem seis estações de UTI, todas elas equipadas com “o que tem de mais TOP em tecnologia médica, de computadores e sistemas de diagnóstico a máquinas respiratórias de longo prazo e injeções automáticas”. Estes equipamentos de ponta permitem aos médicos fazerem tudo o que um hospital moderno faz, exceto operar. Outro detalhe é que além das estações de UTI, o avião pode acomodar mais 38 pacientes com leitos hospitalares regulares.
A DW informa que a configuração do Avião MRTT é: “baseado em um sistema modular relativamente simples incorporado a um Airbus comum”. Estes detalhes são claramente perceptíveis nas fotos, na forma de faixas/sulcos onde as camas podem deslizar e travar. Permitindo que a aeronave seja multifuncional, transportando 214 passageiros, 30 toneladas de carga ou 42 pacientes graves.
O que vemos aqui é uma UNIÃO entre nações para ajuda mútua contra um inimigo invisível e altamente destrutível. Há uma necessidade urgente de cooperação internacional com compartilhamento de recursos, como neste exemplo, para salvar tantas vidas quanto forem possíveis.
Atualmente, a Alemanha e Itália estão entre os 5 países europeus que mais sofrem com a triste pandemia. Na Alemanha constam 50.000 casos de infecções com 489 mortes. A Itália 100.000 infecções e mais de 10.000 mortes.
A união faz a força, pois juntos somos mais fortes.
Com informações: Engenharia.com