Agosto de 2020 será uma data que nenhum libanês esquecerá. O mundo inteiro testemunhou a explosão no porto da cidade, que deixou mais de 200 mortos e milhares de feridos. Este é um reconhecimento para eles, em sua homenagem.
A cidade começa a se levantar. Depois da terrível explosão no porto de Beirute , o tempo e o enorme trabalho de voluntários deram início à reestruturação da cidade. O saldo foi de cerca de 200 mortos, quase 7 mil feridos e uma cidade que começa a se levantar. Da mesma forma, esta homenagem é elevada.
A artista libanesa Hayat Nazer criou uma escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão. Ela usou vários escombros para representar a dor experimentada por uma nação inteira. Vai em homenagem a todos os caídos e aqueles que sofreram as devastações deste acidente. A imagem fala por si.
Ela deu uma entrevista ao artista local para o meio My Modern Met , onde falou sobre sua inspiração e a grande batalha que o país está lutando para seguir em frente.
Seu trabalho é sobre uma mulher, que surge como a fênix, digna e forte sobre suas cinzas.
Embora tudo tenha começado muito antes, com a chamada “Revolução Libanesa”, que a inspirou a se manifestar por meio da arte.
“Eu trabalhava para as Nações Unidas, depois deixei o meu trabalho para ser artista porque sentia a necessidade, não era o desejo, mas a necessidade de pintar e fazer arte.
E eu queria lutar pela arte. E eu nunca fiz nenhuma escultura antes na minha vida. Eu não sabia fazer, mas queria muito fazer ”.
–Comentou o artista em My Modern Met–
Pouco depois, ocorreu a explosão, que ainda está viva na memória dos sobreviventes e de todo o povo libanês.
“A explosão aconteceu e eu parei tudo. Saí para a rua e comecei a trazer colchões, barracas, comida, tudo que pude coletar para ajudar as pessoas atingidas pela explosão. Aí começamos a limpar as casas e ruas das pessoas para que as pessoas pudessem voltar para suas casas porque as casas estavam cheias de vidros quebrados, móveis quebrados e tudo.
Muita gente se juntou a mim e íamos limpar casas e eu não queria jogar o entulho fora. Arrumei nas malas e levei para minha casa, que também é minha oficina ”.
–Relacionado com Hayat–
Hayat queria que sua estrutura fosse bonita, além do que nossos olhos veem. Em homenagem à bela cidade que é Beirute, representando a dor e a alegria de renascer.
Ela tem pernas de vidro quebrado, fios para cabelo, plásticos para roupas. É o produto de nossa própria sociedade.
O sucesso da escultura de Nazer foi tamanho que os cidadãos colocaram espontaneamente uma bandeira libanesa em suas mãos. É a representação do espírito de luta de um povo inteiro.
O avanço do tempo vai curar as feridas de Beirute e curar as almas das pessoas afetadas. Juntos, vocês podem seguir em frente.
Tradução e adaptação: UPSOCL
Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…
Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…
Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…
E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…
Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…
CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO ! Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…