O famoso psiquiatra Sigmund Freud disse uma vez que as razões que nos fazem amar um animal tão intensamente são compreensíveis quando vemos que o amor deles é incondicional.

A relação que temos com nossos animais é liberada dos conflitos insuportáveis ​​da cultura. Freud estava certo quando disse que “os cães não têm a personalidade dividida, nem a crueldade do homem civilizado, nem o espírito de vingança deste último contra as restrições que a sociedade lhe impõe”.

Ele afirmou com razão que um cachorro contém a beleza de uma existência completa. E que existe um sentimento de afinidade íntima, de solidariedade indiscutível.

As emoções diretas e diretas de um cão, quando abanam o rabo para expressar alegria ou latem para mostrar descontentamento, são muito mais agradáveis. Os cães nos lembram os heróis da história e talvez seja por isso que seus nomes sejam frequentemente atribuídos a eles. “

-Sigmund Freud-

sensivel-mente.com - As razões que nos levam a amar tão intensamente um animal
Foto: Rick Porras

O cachorro vive 12 anos em média … Por que isso é tão injusto?

O fato de um cão ou gato viver apenas 12 anos em média é incompreensível e injusto. Por quê ? Porque perder a possibilidade de continuar compartilhando sua vida com um ser de quatro patas é extremamente doloroso.

Quando amamos um animal, nem todo o tempo que passamos com ele é suficiente. Porque quando estamos com ele, quando o olhamos com ternura e amor, percebemos que o tempo voa rápido demais.

Percebemos esse sentimento de tempos fugaz quando, a cada golpe, sentimos o coração do animal vibrando no nosso. No entanto, o contraste aparece quando, após cada saudação e após cada momento compartilhado, entendemos que esse amor é infinito.

sensivel-mente.com - As razões que nos levam a amar tão intensamente um animal
Foto: Vitor Fontes

Suas superpotências, armas de enorme bondade

Acreditamos com carinho que nossos queridos animais têm superpotências. Isso nos faz amá-los muito. Quando fazemos uma lista mental de tudo o que nos surpreende, não podemos deixar de sorrir.

Quando amamos um animal, muitas coisas nos surpreendem e nos tocam. Sua capacidade de prever o futuro ou de nos “sentir” quando chegarmos em casa . Sua empatia e sua capacidade de sintonizar nosso estado emocional. Sua habilidade quando se trata de nos consolar e motivar …

É difícil deixar nossos animais sozinhos em casa. Seus olhos suplicantes nos enchem de tristeza. Mas a alegria deles ao nos ver novamente nos inunda de felicidade.

Os animais são, sem dúvida, os melhores terapeutas possíveis para muitas pessoas. Sua nobreza e bondade não têm limites. Se não temos um animal para amar, parte de nossa alma está dormindo. No entanto, isso reservou um espaço para amarmos animais. Beneficiar-se de seu amor incondicional e de suas lições.

A afirmação “ninguém nunca vai te amar mais do que você” perde o significado. Porque os animais são verdadeiros mestres na arte do amor. Cada segundo gasto ao lado deles é um presente. Amar um animal é uma das experiências mais bonitas que existem. Quem já experimentou sabe disso.

 

Fonte: nospensees

 






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.