CORONAVÍRUS

Atuação do governo federal na pandemia é “criminosa” e “suicida”, conforme ANM

Por: JCS

A Academia Nacional de Medicina (ANM), foi enfática em dizer que é “suicida” e “criminosa” a política do governo federal em administrar e enfrentar uma pandemia tão fatal quanto a de Covid-19 , inclusive o planejamento da vacinação. A nota publicada, foi assinada por Rubens Belfort Jr., presidente da ANM, e afirma que “é impossível” que uma campanha nacional de imunização funcione com planos federais e estaduais paralelos.

Em nota divulgada na sexta-feira, (11), a ANM “manifesta enorme indignação pelo descaso, descuido e negligência por parte das autoridades governamentais e das classes políticas que seguem omissas e servis a interesses eleitorais, menosprezando a vida dos cidadãos”. Nesta última semana, várias entidades se manifestaram contra a política do governo, tanto pela escolha da vacina, quanto pelas datas da provável vacinação em massa.

A ANM afirma que está acompanhando de perto e muito preocupada com a evolução da pandemia da Covid-19, que se expande pelo Brasil. “O negacionismo irresponsável de muitos gestores e políticos precisa cessar já”. Conforme a nota, maior parte dos 180 mil mortos pela infecção poderia ter sido evitada. “O tempo perdido com a falsidade matou dezenas de milhares e vai seguir matando. Quanta falta de decoro sanitário e inacreditável leviandade. Ignorância vergonhosa! ”

Foto: Eduardo Anizelli -Folhapress

A academia soltou o verbo e acusou governadores e prefeitos de se omitirem não ditando e nem restringindo as atividades públicas, para frear a disseminação do vírus. “Há necessidade imediata de implementação de exemplos e de medidas de proteção individual e coletiva, controlando-se o risco aumentado pelas atividades recreativas e sociais, atualmente descontroladas pela falta de liderança” (veja o comunicado abaixo) – A testagem em massa foi outra medida que não foi adotada, conforme a academia.

Em relação a vacinação, a ANM sugere que “para se evitar uma tragédia ainda maior, é imprescindível a priorização da avaliação técnica das diferentes vacinas e a imediata liberação de todas as que forem aprovadas pela Anvisa”. Na ótica da NM, a vacinação em massa deveria ter começado há muito tempo, a exemplo do que acontece em outros países, como o Reino Unido. “Não há razão para punirmos mais o Brasil com a morosidade proposta de se aguardar meses”.

Covas abertas no Cemitério Parque de Manaus, no bairro Tarumã (Foto: Sandro Pereira /Fotoarena/Folhapress)

“Na defesa de milhares e milhares de vidas que certamente serão ainda perdidas, se essa política suicida e criminosa não for de imediato inteiramente modificada, a Academia Nacional de Medicina, mais uma vez, manifesta enorme preocupação e conclama a todos da sociedade brasileira a exigir de nossos governantes e políticos o que o Brasil tem direito e não vem recebendo”, finaliza a nota.

Veja a nota na íntegra:

Nota site, Academia Nacional de Medicina
Nota site, Academia Nacional de Medicina

Com informações: ANM

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

1 semana ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

2 semanas ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

2 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

1 ano ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

1 ano ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

1 ano ago