Novidades

Aves brasileiras bordadas em folhas secas, aprecie esta arte!

Por: JCS

Tudo na natureza é arte, mesmo que seus resíduos (folhas, galhos secos) estejam caídos ao chão, assim concebe o olhar da artista Laura Dalla Vecchia, ela consegue entender que em todos os elementos da natureza existe algo vivo, energético e maravilhoso, que pode ser transformado e expressado em arte.

A artesã Laura encontra na natureza os recursos e a grande inspiração para compor sua arte: “Eu sempre tive muito envolvimento com a natureza. Minha mãe é artesã e trabalhava com biojoias, joias feitas de sementes, fibras e conchas”, ela disse que sempre colheu materiais da mata para observá-los e entender a forma de se desenvolver de cada espécie.

Tucano, Foto: Instagram

As artes manuais praticamente são uma herança dos familiares. “Minha mãe ganhou de presente da minha tia uma folha bordada com flores. Decidi tentar reproduzir com pássaros”, disse. Logo que iniciou os artesanatos em folhas, resolveu postar nas redes um de seus primeiros trabalhos, o resultado foi que muitas pessoas ficaram impressionadas com o belo artesanato e dispostas a comprarem seus trabalhos artísticos, assim, nasceu uma nova fonte de trabalho e renda.

Laura Dalla Vecchia recolhe folhas e galhos caídos em algumas praças de Curitiba e Guaratuba (PR), logo em seguida procura desidratá-las. O processo de secagem dura algumas semanas, e, em poucos dias a ave é desenhada na folha e bordada. Atualmente as entregas são realizadas por todo o Brasil com diversos pedidos de aves bem específicas.

Processo para elaboração do bordado de aves em folhas demanda a coleta, desidratação, idealização do produto e o início do bordado — Foto: Laura Dalla Vecchia/Acervo Pessoal

Agradar o desejo do cliente é seu objetivo, portanto, para cada ave desenhada demanda estudo de detalhes de cada uma e sua coloração. “Eu tenho bastante apreço pelas araras e por galinhas. Mas também costumo bordar tucanos, bem-te-vi, martim-pescador. E há bastante pedidos de espécies específicas. Recentemente, recebi do Ceará um pedido para fazer um soldadinho-do-araripe, uma ave típica de lá”, disse.

O soldadinho é uma ave ameaçada de extinção, assim, através da sua arte ele pôde ser imortalizado. Um de seus objetivos é celebrar a vida das espécies de aves brasileiras através de seu artesanato, agregando valor às espécies mais diversas de cada região do país. Este respeito pela natureza ela recebeu de sua mãe que a incentivou e lhe ensinou o ofício.

Soldadinho-do-araripe é uma das aves mais raras do mundo — Foto: Laura Dalla Vecchia/Acervo Pessoal e Chico Escolano/TG

Ela conta que curiosamente, o alcance de sua obra se estendeu por todo o país, principalmente na pandemia, onde ninguém podia sair de casa. Esta foi uma grande oportunidade de “trazer a natureza para dentro da casa do comprador”, e foi uma ótima oportunidade de iniciar um novo negócio. “Minha procura aumentou com a internet e o meu maior público é composto por observadores de aves”, explica.

Com informações: G1
Imagens: Instagram

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

1 semana ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

2 semanas ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

2 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

1 ano ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

1 ano ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

1 ano ago