A Sociedade Amiga dos Animais (Soama) e a Ong Proteção Animal Caxias (PAC) disseram na sexta-feira, 26, que todos os equinos encontrados na ação do Ministério Público, foram salvos e adotados, assim, houve uma desarticulação de um forte esquema clandestino que vendia a carne de cavalos. Os animais resgatados já estão em Caxias do Sul, anteriormente os animais tinham sido levados para Hulha Negra, a 500 Km de Caxias, e ali seriam sacrificados. No entanto, devido a recursos das entidades a 4ª Vara Criminal de Caxias do Sul lhes concedeu a guarda dos animais.
Foram atendidos pelos médicos da Clínica de Grandes Animais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), quatro éguas, um cavalo e uma jumenta. Na avaliação inicial que eles fizeram os animais apresentavam estado corpóreo abaixo do esperado, e a saúde estava debilitada. Também foram feitos exames de sangue para verificar morno e outras doenças e como medida de precaução os animais foram separados dos outros equinos até que os resultados dos exames cheguem.
Assim que os animais estiverem recuperados serão enviados para os adotantes que já foram selecionados pelas ONGS.
A brigada militar, depois de investigação, informou que os animais se tratavam de equinos roubados e que provavelmente parariam em mãos de uma quadrilha especializada em abate ilegal destes animais em um frigorífico clandestino, o qual produzia e processava hambúrgueres no bairro Forqueta, em Caxias do Sul.
Com informações: leouve