Por: JCS
Para a jovem australiana Hayley Martin, seu cão Marley é muito mais do que apenas um animal de estimação. É um companheiro para todas as horas, principalmente nas horas de crise de pânico.
Hayley tem autismo e ocasionalmente sofre uma certa sobrecarga sensorial, que a deixa ansiosa, aflita e sensível a ataques de pânico. Esses momentos costumam ser bastante difíceis, mas na companhia de Marley, um cão de serviço, ela consegue lidar muito bem com a situação.
Marley foi adotado em maio de 2018. Um ano depois, com o devido treinamento, ele passou a ter um impacto muito positivo na saúde mental e bem-estar geral.
“Esse cachorro salvou minha vida”, diz Hayley. “Ele se tornou meu cão de serviço. Me ajudou a me tornar mais independente. Me devolveu muito da minha vida.”
Uma das maneiras de Marley ajudar a jovem é detectar com antecedência os ataques de pânico e acalmar Hayley para que ela não se machuque.
Para conscientizar outras pessoas sobre a importância do cão de serviço, Hayley, que mora em Sydney, compartilhou um poderoso vídeo que mostra como Marley é importante para acalmá-la.
Nas imagens, vemos a jovem angustiada. Ela começa a se coçar e a bater nas pernas. Marley então coloca a pata na sua mão.
Hayley empurra sua pata várias vezes, mas seu cachorro repete calmamente a ação a cada vez.
Finalmente, ele pula no colo dela e lambe suas lágrimas. Apesar de ainda estar chateada, Hayley começa a se acalmar e abraça seu amigo leal.
Assista ao emocionante vídeo:
“Sou Tão grata por ter esse garoto todos os dias”, escreveu ela. “Foi mais difícil fazer postar esse vídeo do que outros. [O ataque de pânico foi muito severo]. Mas quero mostrar às pessoas que os cães podem ajudar de ótimas maneiras”.
Texto traduzido e adaptado do site: InspireMore
Foto: Reprodução/Facebook Harley Martin