Categories: FeaturedNovidades

Eles criaram sapatos inteligentes para pessoas cegas, capazes de detectar obstáculos. Eles vão andar com segurança

Os sensores trabalham com inteligência artificial que não só detecta obstáculos, mas também analisa o terreno caso haja um buraco, uma descida de escada ou a estrada termine abruptamente. O objetivo principal é dar segurança aos usuários.

Poder contar com todos os nossos sentidos é algo que devemos sempre agradecer, o simples fato de estar lendo estas linhas significa que você pode ver e embora possa ser a coisa mais normal do mundo, para todos os cegos isso é um verdadeiro privilégio e como são considerados um grupo minoritário, infelizmente a sociedade não está totalmente desenvolvida considerando suas necessidades. Apenas andar na rua já é um problema e é por isso que um grupo de inventores criou calçados inteligentes que ajudam pessoas cegas antes que elas colidam com um obstáculo, relata o Intriper .

Tec-Innovation

Usar uma bengala nem sempre é seguro. Os cegos precisam lidar com vários obstáculos nas vias públicas, como postes, outdoors, plataformas de restaurantes, veículos e até buracos. Sabendo disso, uma empresa austríaca chamada Tec-Innovation , projetou com o apoio de engenheiros e cientistas um calçado inteligente que proporciona segurança aos cegos, sendo capaz de detectar obstáculos à distância.

Contando com inteligência artificial, o calçado possui sensores que revelam qualquer tipo de obstrução na estrada a quatro metros de distância, e enviam sinais auditivos e vibratórios ao usuário durante a caminhada.

Tec-Innovation

Ele não detecta apenas coisas que se intrometem no ambiente, mas também diferenças no terreno, como buracos ou o início de uma escada. Quer a estrada desça ou termine abruptamente, os sapatos garantem ao usuário segurança para caminhar com mais liberdade.

Segundo a empresa, esses calçados em nada substituem o uso convencional da cana , mas pretendem ser mais um elemento de apoio à transferência autônoma de cegos. Por se tratar de um artigo que ainda pretende evoluir, ainda possui características para amadurecer com o tempo.

Tec-Innovation

Os alertas funcionam como carros, quanto mais perto você chegar do objeto, mais rápido será o som ou as vibrações. Se o sapato direito detectar o obstáculo, você ouve o som pelo fone de ouvido direito ou sente a vibração naquele pé, o que significa que você pode ir para a esquerda.

–Kevin Pajestka, CEO da Tec-Innovation na Efe

O que torna o desenvolvimento desses sapatos inteligentes realmente importante é que por trás do projeto está seu fundador Markus Raffer , que é um cego. Desta forma, está presente desde o início da pesquisa, buscando a mais alta qualidade possível com o objetivo de ser usuário de sua própria invenção.

Tec-Innovation

Atualmente o produto já está à venda em seu site por um preço próximo a R $ 3,8 mil , que inclui um par de calçados com sensores para cada pé, além de carregadores USB.

 

Tradução e adaptação de: UPSOCL

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

2 semanas ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

3 semanas ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

2 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

1 ano ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

1 ano ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

1 ano ago