Por: JCS

Ninguém entende São Paulo, diante de uma pandemia sem precedentes, a Rua 25 de março e região do Brás foram inundadas por multidões de consumidores, vários deles sem máscaras. O exagerado e perigoso movimento acontece na semana em que o governo recuou no plano de reabertura da economia.

Como entender parte dos Paulistanos? Neste sábado (05), milhares de paulistanos inundaram a rua 25 de março e região do Brás para fazerem suas “compras natalinas”. Mesmo sabendo do endurecimento nas restrições por causa do grande aumento de casos de Covid-19 no Estado, o desejo de fazer compras foi maior que a consciência de se proteger da doença.

Conforme vídeo abaixo, logo cedo, a rua 25 de março, no centro, que é uma das principais ruas do comércio popular de São Paulo, estava lotada por uma multidão de consumidores. Alguns deles andando normalmente sem máscara.

sensivel-mente.com - Faltando poucos dias para o Natal, São Paulo tem sábado de aglomerações exageradas e perigosas no comércio (vídeo)
Movimento no comércio da Rua 25 de Março, Sábado, (05) – Foto: G1/ Youtube

Em entrevista, uma das consumidoras, Dona Inês, disse que foi comprar um presentinho para sua mãe e está tomando todos os cuidados. “ A gente previne, usa máscara. Quando a gente vê que tem muita gente, a gente afasta um pouco, né? ”, Disse.

Na região do Brás, que é muito conhecida por confecções e comércio de roupas, as ruas estavam tomadas por pessoas em uma aglomeração enorme: Av. Celso Garcia, Largo da Concórdia, Rua Maria Marcolina estavam absurdamente lotadas. Em alguns shoppings as pessoas tinham dificuldades em acessar as escadas rolantes para caminharem até as lojas.

sensivel-mente.com - Faltando poucos dias para o Natal, São Paulo tem sábado de aglomerações exageradas e perigosas no comércio (vídeo)
Movimentação no comércio, região do Brás, Sabado (05) – Foto: G1/ Youtube

Curiosamente, este movimento gigantesco no comércio acontece na mesma semana em que o Governador do Estado de São Paulo recuou no plano de reabertura da economia, impondo várias restrições para que o vírus não se prolifere; Na Capital Paulista, a lotação dos estabelecimentos que era de 60% foi reduzida para 40%, podendo funcionar por no máximo 10 horas por dia.

O governo paulista comunicou que nesta semana que contratou 1000 agentes para atuarem em uma força tarefa que fiscalizará o uso de máscaras, distanciamento social e o atendimento no comércio nesse fim de ano, ao que parece, as pessoas não estão nem aí com as restrições e nem enxergam perigo nesta pandemia.

sensivel-mente.com - Faltando poucos dias para o Natal, São Paulo tem sábado de aglomerações exageradas e perigosas no comércio (vídeo)
Movimentação do comércio, shopping, Brás, sábado (05) – Foto: G1, Youtube

Vários profissionais da saúde que viram as imagens destas aglomerações deste sábado (5) ficaram muito preocupados e avaliam que as contaminações e óbitos aumentarão ainda mais na capital paulistana.

“É inacreditável imaginar que a gente fosse ver uma cena dessa no mês de dezembro, no ano da pandemia e com um franco e expressivo aumento do número de casos e circulação do vírus no nosso meio. Eu de verdade estou muito desanimada, assustada, preocupada com o que pode acontecer nas próximas semanas”, palavras da infectologista Rosana Richtmann.

Parece que o povo “decretou o fim do isolamento por conta própria”, assim, SALVE-SE QUEM PUDER!

Com informações: Portal G1






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.