As cachalotes são organizadas em padrões verticais perfeitos para proteção e podem dormir profundamente por 2 a 3 horas.
Um dos seres marinhos mais difíceis de estudar, durante anos, foram as baleias. Esses mamíferos conseguiram ser bastante reservados com seu modo de vida e, apesar do grande tamanho, perdê-los de vista é muito fácil. Bem, agora um dos mistérios foi descoberto, saber como esses animais dormem em um estado natural.
Segundo a National Geographic , por um tempo havia um desconhecido na internet sobre um grupo de baleias que estavam “em pé”, estáticas e se acreditava que era uma forma de observar a superfície. Acontece que esse comportamento se devia ao fato de eles estarem realmente dormindo , adotando uma postura ereta.
Em um estudo do fotógrafo francês Stephane Granzotto em 2017, imagens de alta definição de cachalotes adormecidos foram capturadas pela primeira vez.
Quando os cachalotes se sentem cansados e precisam de um cochilo , mergulham cerca de 14 metros, organizando-se em padrões verticais, em grupos de até 5 ou 6 baleias , talvez para se proteger, e aí ficam cerca de 2 a 3 horas em sono profundo .
A curiosa forma que os cachalotes assumem surpreendeu a internet na primeira vez em que foram revelados em 2008 , já que pareciam ônibus submersos no oceano. Naquela época não era possível obter fotografias de boa qualidade , por isso as imagens da Granzotto são uma verdadeira maravilha.
Está comprovado que os cachalotes que vivem em cativeiro dormem com um olho aberto e metade do cérebro permanece ativa, em estado de alerta, comprovando que as baleias que vivem na natureza têm um sono mais profundo e completo.
O estudo pôde ser feito nos mares da costa chilena , onde os cachalotes dormiram profundamente até que um navio que teve os motores desligados acabou colidindo com os mamíferos, acordando-os e encerrando a observação .
Traduzido e adaptado de: UPSOCL