Aos poucos a natureza mostra a sua resiliência voltando a florescer depois de ser castigada pelos incêndios florestais.
Enquanto os incansáveis incêndios florestais continuam queimando em muitas áreas da Austrália , dois fotógrafos na costa central de Nova Gales do Sul deram ao país alguma esperança depois de capturar sinais incríveis da recuperação da floresta.
Mary Voorwinde diz que ela e uma amiga passaram horas explorando Kulnura em New South Wales, na Austrália, depois de perceberem sinais de vida retornando dentro das florestas.
A 46-year-old explicou que sua própria casa na costa central tinha chegado a apenas 5 km de ser devastada pelos incêndios.
Inspirado a explorar as paisagens carbonizadas após a passagem dos incêndios, Voorwinde e seu colega fotógrafo Murray Lowe conseguiram capturar algumas fotos impressionantes de flora brotando de troncos de árvores queimados.
Mary, que mora na costa central, Nova Gales do Sul, Austrália, disse: “Fiquei impressionada com o modo como vi a natureza voltar à vida depois de três a quatro semanas. Foi realmente um sentimento de esperança que senti.
“Havia uma imagem em particular com toda a casca carbonizada e você pode ver o crescimento e a casca vermelha que fica embaixo dela.”
“É quase como uma concha. Essa é para mim uma imagem poderosa, porque transmite a resiliência da natureza. Em qualquer catástrofe, construímos resiliência. Era uma mensagem de esperança.”
“Passamos horas fotografando e explorando. Ficamos impressionados porque não muito longe de onde moramos, houve todos os incêndios.”
“Não fomos diretamente afetados por eles, mas lidamos com a fumaça nos últimos três meses.”
“Esse tipo de situação catastrófica – porque nós a tivemos dentro de um raio de 5 km de nossas casas – certamente esteve por aqui e muito perto de nós e de nossa comunidade”.
“Está perto do trabalho, na cidade. Está em toda parte. É consumido em nossas leituras e consciências.”
“O Natal deste ano foi bastante monótono, porque é difícil comemorar quando tantas vidas foram perdidas.
“Senti-me compelido a sair e me sentir em primeira mão e ver quais são os impactos.
“Foi uma viagem muito curta do final de onde moramos. Saímos e vimos.
“Tudo o que queríamos fazer era transmitir esperança diante de meses e meses de tragédia, mágoa e tristeza.
“A natureza está nos enviando uma mensagem de que há esperança após um evento tão devastador”.
Murray Lowe também tirou uma série de fotos semelhantes e as compartilhou no Facebook . Desde então, seu post acumulou 26.000 curtidas e 40.000 compartilhamentos, com muitos comentando para dizer quanta alegria as fotos os trouxeram.
Enquanto alguns usuários do Facebook se sentiram cínicos e comentaram que era uma “farsa” ou que as fotos tinham sido cortadas no Photoshop , outros salientaram que a ideia não era realmente muito exagerada. Afinal, muitos desses incêndios começaram a queimar em setembro, o que significa que algumas áreas foram capazes de começar a se recuperar – enquanto outras tristemente continuam sendo devastadas pelas chamas.
Como exemplo, no início de dezembro, o Hospital Koala Port Macquarie também compartilhou uma imagem igualmente animadora, mostrando novas brotações do solo.
Traduzido e adaptado do site: LabBible
Crédito de imagem em destaque: Kennedy News and Media