Por: JCS
Yuli Edelstein, Ministro da Saúde de Israel, afirmou hoje que o pais já está oferecendo vacinas contra a covid-19 a qualquer cidadão com mais de 16 anos.
“A partir desta manhã, qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ser vacinada. Aproveite a oportunidade que quase nenhum país do mundo tem (…) Venham em massa, esta é a única maneira de vencermos o coronavírus”, escreveu em seu perfil oficial do Twitter.
מהבוקר כל מי שמעל גיל 16 יכול להתחסן. תנצלו את ההזדמנות שאין אותה כמעט לאף מדינה בעולם.
בינתיים התחסנו 3.3 מיליון איש בישראל, מתוכם למעלה מ 1.9 מיליון קיבלו גם חיסון שני. אתמול התחסנו 107,000 איש (מנה ראשונה + מנה שניה).
בואו בהמוניכם, רק ככה ננצח את הקורונה – ביחד! pic.twitter.com/pQQzi3cWWX
— Yuli Edelstein ?? יולי אדלשטיין (@YuliEdelstein) February 4, 2021
Realmente, a campanha de vacinação contra a covid-19 em Israel está muito mais avançada em relação aos outros países no mundo:
Conforme os dados do Ministério da Saúde, 3.3 milhões de pessoas já foram vacinadas – o país tem aproximadamente 9 milhões de habitantes. Deste montante, 1.9 milhão de pessoas já recebeu a segunda dose.
Desde o final de janeiro, o governo começou a vacinar os estudantes de 16 a 18 anos por conta da volta às aulas e do início dos vestibulares. Esta medida está sendo muito polêmica por causa da vacina não ter pesquisas na fase 3 com resultados para menores de 18 anos. Mesmo assim, a vacina foi estendida a qualquer pessoa.
Hezi Levy, diretor geral do Ministério da Saúde, afirmou a uma rádio local que ainda não existem muitas informações da imunizante com os jovens, contudo, os possíveis efeitos colaterais serão inferiores às vantagens da vacinação. “Esta vacina não é diferente das vacinas contra outras doenças virais”, afirmou Levy. “E já foi testada com sucesso”.
O programa de vacinação do pais está adiantado e mostrando resultados positivos na redução dos números de infectados por covid-19 e, principalmente, no total de hospitalizações pela doença na faixa acima dos 60 anos. Israel ainda segue em lockdown.
No começo de janeiro, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, comunicou que chegou a um bom acordo com a farmacêutica Pfizer, permitindo que todos os cidadãos acima de 16 anos sejam vacinados contra a covid-19 até o fim de março.
Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, Israel já registrou 672.324 casos de infecção da covid-19 e 4.975 óbitos por conta da doença.
Com informações: UOL