Por: JCS
Nesta quinta-feira (21), Manaus interrompeu a vacinação contra Covid-19. Conforme o G1, a retomada é prevista para sexta-feira. Neste momento, seguem sendo vacinados apenas profissionais que atuam no SAMU.
O anúncio foi publicado em meio à investigação do Ministério Público do Amazonas sobre a suspeita de irregularidades na aplicação da vacina, com a fila de grupos prioritários sendo “furada”.
A investigação começou após denúncias de que parentes de empresários locais tinham postado fotos recebendo a vacina, e foram acusados de “furar fila”. A prefeitura da capital amazonense diz que não há irregularidades.
As secretarias de Saúde de Manaus e do Amazonas definiram a suspensão da campanha após uma reunião na noite de quarta-feira (20). Participaram do encontro representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho.
O consenso entre os participantes da reunião foi que devem ser priorizados os profissionais mais expostos ao coronavírus e que trabalhem em unidades de referência de média e alta complexidade, que tenham contato direto com pacientes com Covid, considerando também comorbidades e idade.
Foi definido, ainda, que será garantida a segunda dose para os profissionais que já foram vacinados até esta quarta-feira.
A suspensão ocorreu após o MP e Tribunal de Contas se manifestarem sobre denúncias de que pessoas fora da lista de prioridade estariam recebendo a vacina no estadohttps://t.co/AJIiYfK866
— Revista Fórum (@revistaforum) January 21, 2021
Com informações de G1.
Foto: Reprodução/Redes Sociais.