Nidia Torres Méndez é uma mãe porto-riquenha que serve de exemplo para todas as famílias. Ela não vai ceder ao COVID-19 e sempre estará lá para seus filhos.
As mães sempre farão o maior sacrifício por seus filhos. Para eles o mais importante é que os pequenos tenham segurança, alimentação e educação. É por isso que qualquer esforço que você fizer para proteger esses pilares valerá a pena.
Essa mãe de baixa renda de Guayanilla , em Porto Rico , é mais um exemplo dessa dedicação . Nidia Torres Méndez é responsável por três filhos: Onix Javier (10 anos), Javielys Isonix (9 anos) e Jayvier Oneil (8 anos) continuam seu processo de aprendizagem, cuja educação foi afetada pelo isolamento social da pandemia COVID-19.
Mesmo antes dessa emergência sanitária, na cidade onde mora Nidia, muitas escolas foram destruídas por diversos desastres naturais que ocorreram na ilha do encantamento . Porém, essa mãe se propôs a educar seus filhos nesses meses de pandemia e para isso tem usado sua própria geladeira como quadro negro, é assim que dá aulas.
Uma fotografia que esta jovem mãe publicou nas redes sociais se tornou viral, evidenciando o sacrifício que faz para manter os filhos educados, apesar de não ter um grande suporte financeiro.
“Eu não fiz isso para me fazer sentir muito, muito mal, ou para me dar presentes. Às vezes nos concentramos em nossos problemas e porque estamos cegos por esses problemas não vemos que a solução está à nossa frente “, disse Nidia em conversa com a Primera Hora .
“Fiquei desesperado porque não tinha quadro-negro para as crianças. Desesperadamente, peguei um marcador mágico das crianças, passei uma linha na geladeira e disse a um amigo para me trazer marcadores mágicos . Achei que a geladeira servisse para escrever e que a tinta saia com (desengraxante). Depois que meus filhos têm um jeito de se educar, isso é material, isso se apaga ” , acrescentou.
Para ela, o mais importante é que os filhos continuem educados, mas também que entendam que têm que se manter firmes em tempos difíceis como este.
“Temos que mostrar aos nossos filhos que somos fortes. Também quero mostrar aos meus filhos que um dia eles vão dizer: ‘Mamãe usava a geladeira para me ensinar e ela não tinha quadro-negro e se minha mãe podia fazer isso, eu posso fazer coisas maiores.’ Criatividade e imaginação não faltam porque tenho três filhos brilhantes ” , disse.
“Tem que ligar para o secretário de Educação (Eligio Hernández) para ver se eles prestam atenção na gente com aquelas carteiras, essas crianças precisam delas. Tem mães que têm três e quatro meninos na escola e é muito difícil para nós comprar tantos materiais ”, acrescentou.
Ela se tornou um exemplo para outras famílias que com esforço podem se sustentar nessas crises.
Traduzido e adaptado de: UPSOCL