Por: JCS
Uma professora de uma escola pública planejou uma aula online para seus alunos do ensino fundamental, como o conteúdo falava sobre leituras, e sabendo que um de seus alunos que tem autismo gosta da turma da Mônica, ela resolveu convidar o autor da Turma da Mônica, Mauricio Sousa, ele aceitou o convite e a interação com a criançada foi enriquecedora.
A professora Vânia Aparecida Barbosa oficializou o convite para o Maurício. Como parte do desenvolvimento da aula, ela pediu para que cada aluno levasse textos para lerem para os seus colegas na aula. Lourenço, que tem 7 anos, sempre leva um gibi que ele gosta da Turma da Mônica.
Ela viu que os alunos tinham interesses comuns pelas histórias da Mônica e pesquisou várias histórias que os alunos gostam para deixar a aula bem interessante. Daí ela teve uma ideia: Por que não convidar o próprio Mauricio de Sousa, vai que cola né! Ele amou o convite e resolveu participar e aparecer na aula online.
“A gente busca caminhos para encontrar o Lorenzo nessa estrada e trazê-lo para a aprendizagem, pois ele é bem esperto. Mas precisamos do foco, e a Turma da Mônica ajuda muito o Lorenzo nisso”, disse a professora Vânia à Revista Autismo.
Começa a aula online e as crianças não acreditavam que estavam falando com o criador da turminha da Mônica, ficaram muito felizes, o Lourenzo, que é fã de carteirinha dos personagens Cebolinha e do Franjinha, amou conhecer o Maurício.
A primeira pergunta que ele fez ao Maurício foi: “Porque o Cascão cria planos infalíveis? ”, perguntou também sobre em que ele se inspirava para criar seus personagens.
Assista ao vídeo da aula
Após esta participação na aula, o portal RPA o entrevistou e ele disse como foi participar de uma sala de aula interativa.
“Existem belos momentos em minha vida. E um dos que mais gosto são os que têm professores e alunos juntos. Essa live foi especial porque apareci de surpresa dentro de uma aula virtual da escola. E dentre as crianças estava o menino Lorenzo”.
“Essa é a medalha no peito que carrego: conquistar tantas crianças que só querem se divertir e aprender sobre o mundo, sobre a vida. Olhinhos brilhantes que são luz para nosso trabalho. E o Lorenzo é mais uma constatação de que crianças com autismo são muito estimuladas pela leitura de quadrinhos.”
Por esta razão, Maurício criou um personagem autista para a Turma, o André, que ajuda a conscientizar as famílias sobre o autismo.
O desenhista mais admirado do país concluiu sua fala dizendo:
“Nesse dia fui aluno e professor. E nesses tempos vamos substituir a palavra “pandemia” por “empatia”. Certo”
Ele tem razão”
Com informações: RPA