Por: JCS
20 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade crônica.
DADOS ALARMANTES ! Pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde) revela que Brasil é país mais ansioso do mundo, com 20 milhões de casos de ansiedade crônica. A boa notícia é que junto com tratamento médico, há várias formas de aliviar a ansiedade.
Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. É um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins.
A estatística da OMS é triste, e indica que o Brasil é líder mundial em casos de transtorno de ansiedade, com cerca de 20 milhões de pessoas com este sofrimento. A ansiedade não poupa ninguém, não olha para classe social e muito menos situação financeira, veja por exemplo, o caso da conhecida modelo Karina abaixo, em plena crise de ansiedade.
Modelo Karina Karudin, 21 anos, apesar de todo glamour da vida de modelo, desenvolveu um transtorno de ansiedade (Transtorno de ansiedade é uma doença causada pelo excesso de ansiedade ou medo – estados emocionais comuns do ser humano).
Karina estava no meio de uma crise, as pessoas tentam ajuda-la, ela está muito ofegante, alguém lhe pergunta: Você me ouve? Ela responde que sim. Karina tenta respirar com calma, fisicamente ela está bem, más, durante a crise a modelo tem a sensação de estar morrendo.
Sintomas da Ansiedade
Geralmente os sintomas físicos da ansiedade são os que mais assustam e que despertam a atenção da pessoa para buscar por tratamento. Mas a ansiedade afeta o nosso corpo, mente e desempenho de várias formas:
Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade,
Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia.
Sintomas comportamentais: impulsividade, agressividade, fala acelerada;
Sintomas cognitivos: dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas.
Assista ao vídeo: