Seis anos atrás, Roberto Ríos ganhou fama nas redes sociais com uma história emocionante: como assistente de pedreiro, eles o pegaram estudando no meio de um canteiro de obra no Paraguai.
A imagem do jovem de 20 anos percorreu todos os cantos da web. Segurando um livro de história, Roberto estava se preparando para fazer o exame final de seu último ano do Ensino Médio na Escola Bernardino Caballero, no meio de seu intervalo para o almoço em uma construção em Ciudad del Este, Departamento do Alto Paraná.
Trabalhando em um emprego sacrificial e mal remunerado no país, Roberto sonhava em ser arquiteto. O homem nunca pensou que depois que sua fotografia se tornasse viral, em 30 de outubro de 2014, sua vida mudaria totalmente.
A história de Ríos chegou aos Estados Unidos, onde Christian Zaracho , paraguaio, também vive . O homem queria ajudá-lo depois de ver seu esforço e perseverança, Roberto disse à rádio Monumental 1080 AM .
“Se você realmente quer estudar, eu vou ajudá-lo”, disse Zaracho a Roberto. O jovem respondeu que sim, então ele se ofereceu para pagá-lo pela faculdade. Meses depois, Ríos conseguiu iniciar sua carreira e hoje, com orgulho, disse ter recebido o título pelo qual trabalhou tanto. Por fim, ele é um arquiteto.
Além da ajuda financeira que recebeu de seu compatriota, Roberto nunca parou de trabalhar, nem mesmo um dia, na construção. “Comecei a trabalhar com uma arquiteta chamada Blanca Miranda. Com ela, aprendi muitas coisas e isso poderia me ajudar nos meus estudos ”, disse ele.
Graças ao conhecimento da universidade e sua vasta experiência, Roberto agora tem sua própria empresa, onde emprega outros jovens da região. Ele os chama constantemente para manter uma atitude positiva e estabelecer metas claras. Possui seis projetos em andamento e uma visão clara de continuar a crescer ainda mais.
“Você tem que encontrar uma maneira de avançar, sem dar desculpas. Você sempre tem que definir uma meta para onde quer ir na sua vida ”, ele disse.
Assista a um vídeo sobre sua história:
Um exemplo!
Texto traduzido e adaptado de: UPSOCL