Por: Redação Hypeness
Uma velhice digna e segura é o mínimo que podemos desejar a todos os idosos do mundo. Com o objetivo de fomentar projetos que visam a segurança e a independência dos mais velhos em casa, concurso da OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com a Grantmakers in Aging, uma associação focada no envelhecimento com qualidade, premiou iniciativas inovadoras de moradias inteligentes para a terceira idade.
Simples melhorias nas casas, transformam a vida dos idosos
O resultado foi divulgado no dia 15 de outubro e, entre diversos projetos incríveis, 3 foram premiados e um recebeu menção honrosa. Alguns projetos, por exemplo, ofereciam reparos e adaptações visando a segurança e a acessibilidade nas casas dos idosos, porém um dos premiados chamou a atenção pela proposta inovadora, o Programa Aconchego.
Os representantes dos 3 projetos premiados, de Portugal, Estados Unidos e Espanha
Criado na cidade de Porto – Portugal, a ação permite com que estudantes morem de graça na casa de pessoas idosas, desde que se comprometam com os cuidados destes e, neste sentido, fazer companhia ganha muita importância. Qualidade de vida na terceira idade é muito mais do que assistência médica e moradia, também diz respeito ao combate à solidão, um dos maiores impedimentos de uma velhice tranquila.
Muitos universitários, antes mesmo de conseguirem o primeiro emprego, não têm condições de bancar um aluguel, caso precisem mudar de cidade para estudar. O programa é focado neles, que podem ter acesso à moradia, com custo zero, porém ser o ‘anjo da guarda’ de um idoso que precisa de companhia. Um projeto simples, inovador, com baixo custo, capaz de transformar vidas, que já ajudou mais de 380 idosos. Podia ser exportado pelo mundo afora, não é mesmo?