Por: José Carlos Santos
Quanto vale a vida de uma criança? Veja a história deste homem que não mediu esforços para salvar 669 crianças condenadas ao sofrimento e provável morte.
Sir Nicholas Winton, o ser humano nobre, que durante a Segunda Guerra, conseguiu organizar o resgate de 669 crianças judias que seriam enviadas aos terríveis campos de concentração nazistas.
Winton, corretor do mercado de finanças, organizou e preparou ao todo 8 trens para transportar crianças judias da cidade de Praga, ocupada pelo exército nazista.
Em 1939, ele abandonou seu trabalho em Londres com a missão de ir a Praga e livrar da morte certeira aquelas crianças. Oito trens viajaram atravessando quatro países até o Reino unido. Ele e seus parceiros de missão conseguiram convencer funcionários na fronteira a permitirem que as crianças entrassem no país, mesmo com as documentações irregulares e incompletas.
Já em terra inglesa, Nicholas achou famílias disponíveis para cuidar dos pequenos publicando anúncios nos jornais.
Por um ato tão heroico, Sir Nicholas recebeu em 2003, o título de cavalheiro da Rainha Elizabeth. Segundo relatos de seu enteado, Stephen Watson, Winton morreu suavemente, enquanto dormia, no hospital onde ficou internado.
Ele sentiu a dor das 669 crianças que certamente morreriam, renunciou ao seu trabalho, juntou seus amigos e partiu para a sublime missão de salvar as 669 crianças, ele fez história e merece nosso respeito e admiração.
Assista ao vídeo de sua homenagem: