Boa Ação

Rapaz criou um manual esperto e didático para idosos usarem WHATSAPP: “Eles sentem que estão atrapalhando em perguntar”

Por: JCS

Ele colocou a “mão na massa”, usou canetinhas coloridas, papel sulfite e seguiu a inspiração com muita dedicação, Alexandre Drabecki, 26 anos, é estudante de Direito e, preocupado com a dificuldade dos idosos em utilizar o WhatsApp, resolveu ensina-los  a utilizarem esse aplicativo, para tanto, inventou um manual feito à própria mão, para sanar todas as dúvidas dos usuários.

Ele organizou o conteúdo em 60 páginas com níveis graduais de aprendizado, do mais simples, tipo como mandar áudio, ao mais complicado, que é como fazer uma lista de transmissão. Assim que acabou de montar todas as páginas manualmente, fez questão de digitalizar para poder encaminhar aos usuários.

Estudante elaborou um ‘manual do WhatsApp’ para auxiliar os idosos — Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Drabecki

“Os manuais das coisas, em geral, não são atraentes, nem didáticos e nem inclusivos. São letras minúsculas, linguagem difícil. Nem sempre tem alguém para ‘socorrer’ e ensinar, e eles também sentem que estão atrapalhando em perguntar o que não sabem, então acaba que eles ficam sem saber. O manual nunca vai abandonar eles nessas horas”, afirmou.

Este já é o segundo manual que ele criou. O primeiro foi criando em 2018 para ensinar a avó, de sua ex-namorada, a Dona Iracema tinha ganhado o primeiro celular dela e não sabia como manusear, e muito menos dar os comandos básicos para fazer o aparelho funcionar, tipo, como desbloquear a tela, visualizar a barra de notificações e principalmente mandar mensagens.

Alexandre Bueno Drabecki com Dona Iracema, em 2018 — Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Drabecki

Naquela época, a família da dona Iracena dizia que ela perguntava muito como se utilizava o ZAP ZAP (WhatsApp) e demorou vários dias para visualizar a primeira mensagem.

Infelizmente, o namoro de Drabecki com a neta de dona Iracema não vingou, mas, o ensino que ele montou sobre como utilizar o celular e principalmente o WhatsApp, permaneceu firme e serviu para ensinar muitas pessoas.

O autor tem o sonho de publicar os manuais que já criou, e conta que tem o desejo de unir a formação em Direito com o “mundo” dos manuais, fazendo vários conteúdos didáticos e fáceis de entender sobre leis, código do consumidor e outros.

“Por que não posso pegar, por exemplo, a nossa legislação e deixar de maneira mais acessível?! Aquela linguagem rebuscada do direito é difícil mesmo. Faria edições, tipo: que é o Código Penal, o Código Civil, etc. Eu não iria mudar nada, só iria facilitar, claro que tudo feito com responsabilidade”, argumentou.

Estudante elaborou um ‘manual do WhatsApp’ para auxiliar os idosos — Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Drabecki

Ele tem certeza que, com esses conteúdos escritos de maneira clara e com uma linguagem bem acessível e simples, muito mais pessoas se interessarão por aprender o conteúdo dos aparelhos.

“Pode até aumentar a participação na política. Ela vai saber, inclusive, mais sobre os próprios direitos. Tenho fé que vai aparecer alguém para me ajudar a levar esse projeto para frente. Eu vejo como um projeto de vida. Ver que é importante para as pessoas é o que me move. Não vou desistir”, disse.

O tutorial já fez muito Sucesso

Seu primeiro manual viralizou quando ele compartilhou no Twitter, e a postagem deve mais de 78 mil curtidas e quase 18 mil compartilhamentos.

Como o material fez muito sucesso, ele resolveu digitalizar o tutorial e deixou tudo à disposição das pessoas em um link, isto é, para os interessados em baixarem o conteúdo e imprimir o manual.

Devido ao grande sucesso, ele foi convidado a participar, em 2019, do programa Encontro com Fátima Bernardes.

“Depois que foi para a rede nacional, aí pelo menos 100 milhões de pessoas tiveram contato com o manual ou até mais. Foi muito legal. Apareceram até jovens vindo falar comigo que não sabiam como fazer coisas simples, mas a maioria esmagadora dos jovens falaram que queriam na verdade imprimir o meu manual e dar para os pais ou avós”, afirmou.

Boa ação se destacou tanto que ele foi convidado a participar do Encontro com Fátima Bernardes — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Com informações: G1

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

5 dias ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

2 semanas ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

2 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

1 ano ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

1 ano ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

1 ano ago