Por: José Carlos Santos
O desmatamento é um problema crítico do homem moderno. Procurar recuperar o que perdemos e destruímos nos últimos anos é uma preocupação que tem envolvido várias nações do planeta, afinal sem árvores não há oxigênio e nem vida.
A Tailândia conseguiu montar uma estratégia muito eficiente para amenizar esse problema. Criou um método simples, rápido e eficaz.
Nos últimos meses, eles utilizaram vários aviões militares para “Bombardear suas florestas”, com bombas de sementes, criadas no intuito de recuperar as áreas desmatadas.
O governo planeja continuar com o ambicioso projeto piloto para os próximos 5 anos, e serão minuciosamente estudados e controlados a partir do ar. As estimativas dizem que os resultados positivos aparecerão no início do ano 2020.
Phitsanulok, recebeu em sua região o primeiro bombardeio de sementes, e ali sobrevoaram um grande número de aeronaves, cobriram mais de 800 hectares arborizados. As “Bombas de sementes” são plenamente preparadas para tornarem-se árvores gigantes.
O autor desta ideia maravilhosa foi o japonês Fukuoka, que foi aperfeiçoada ao longo dos anos e hoje consegue devolver à natureza tudo o que foi tirado dela. Neste método, estima-se que cerca de 1 milhão de árvores sejam plantadas diariamente, o que é um grande sucesso.
Como são feitas as “Bombas de sementes” ?
Cada bomba é composta de uma mistura de sementes de árvores locais, argila, terra e composto, pois essa combinação de ingredientes facilita a germinação das sementes.
Certamente está é uma ideia excelente com a qual muitos países que sofrem com o desmatamento devem e podem implementar.
Parabéns à atitude do governo da Tailândia