Por: JCS
Uma família teve uma “riquíssima” surpresa ao capinar o quintal de sua casa, em Hampshire, Inglaterra. O que era uma atividade corriqueira se transformou na descoberta de um verdadeiro tesouro. Ao capinar o mato, encontraram abaixo das ervas daninhas 63 moedas de ouro e uma de prata, todas elas dos séculos XV e XVI.
Assim que se deram conta do tesouro que encontraram, a família contatou o Museu Britânico. “Eles estavam revirando o solo e, de repente, essas moedas saltaram da terra… milagrosamente”, comentou Ian Richardson, do departamento de tesouros do museu. “Foi uma descoberta bastante chocante para eles e muito interessante para nós”, disse.
Conforme avaliação dos pesquisadores, o tesouro provavelmente foi escondido perto de 1540. Em meio as peças encontradas, constam moedas com a figura do rei Henrique VIII. Estas são incomuns pois, separadas, trazem as iniciais de três de suas esposas – Catarina de Aragão, Ana Bolena e Jane Seymour.
Estas moedas eram bem valiosas na época em que foram enterradas. A “poupança” que foi enterrada estava avaliada, na moeda de hoje, em R$ 95.000 e “Era muito dinheiro, certamente mais do que o salário anual de uma pessoa comum”, afirmou Barrie Cook, especialista em moedas do museu.
Com informações: Live Science e The Guardian
Imagens: Divulgação/Museu Britânico